00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11062
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escala de estresse acadêmico: avaliando a estabilidade dos parâmetros psicométricos na pandemia
Título(s) alternativo(s): Academic stress scale: assessing the stability of psychometric parameters in the pandemic
Autor(es): Costa, Julio Cezar Albuquerque da
Primeiro Orientador: Freires, Leogildo Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Loureto, Gleidson Diego
metadata.dc.contributor.referee1: Challco, Geiser Chalco
Resumo: O estresse acadêmico é uma variável que impacta negativamente na vida de universitários, diante disso, o estudo se propôs a investigar a possibilidade do novo cotidiano estressor derivado da pandemia do COVID-19 impacta nos parâmetros psicométricos da Escala de Estresse Acadêmico (EEA). Para tanto, contou-se com duas amostras, a primeira amostra, denominada pré-pandemia, participaram 306 estudantes universitários e foi coletada em 2018. A amostra coletada no período da pandemia conta com 337 estudantes universitários e é denominada in-pandemia, sendo coletada entre 2020 e 2021. No primeiro momento, buscou-se estudar os parâmetros individuais dos itens e validade fatorial do instrumento no contexto pré-pandemia e in-pandemia. Os resultados apontam que em alguns momentos os parâmetros de discriminação e dificuldade obtiveram índices melhores na amostra in-pandemia, porém os resultados foram bastante similares, a estrutura fatorial se manteve a mesma com ótimos índices de ajuste. Na segunda parte do estudo, buscou-se investigar a invariância fatorial do instrumento com a técnica de Análise Fatorial Confirmatória Multi-Grupo (AFCMG), proveniente da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Função Diferencial do Item (DIF), que tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os achados dos dois momentos indicam invariância configural e métrica entre estudantes universitários com turno único e misto. Já a DIF indicou, na amostra pré-pandemia, o item 12 com DIF uniforme, a amostra in-pandemia teve o item 9 com DIF uniforme, reitera-se que o impacto dos itens com DIF no restante do instrumento foi insignificante. Portanto, pode-se inferir que a EEA não sofreu influências negativas quanto aos parâmetros psicométricos com a chegada da pandemia do COVID-19, tratando-se assim se um instrumento com robustez psicométrica e que pode ser utilizado para mensurar o construto em estudantes universitários em estudos posteriores.
Abstract: Academic stress is a variable that has a negative impact on the lives of university students. From that, the study aimed to investigate a possibility of the new daily stressor derived from the COVID-19 pandemic impacting on the psychometric parameters of the Academic Stress Scale (ASS). To this end, there were two samples, in the first sample, called pre-pandemic, 306 university students participated and was collected in 2018. The sample collected in the pandemic period has 337 university students and is called in-pandemic, being collected among 2020 and 2021. In the first moment, we sought to study the individual parameters of the items and to validate the instrument's factorial in the pre-pandemic and pandemic context. The results shows that in some moments the parameters of discrimination and difficulty obtained better rates in the sample in the pandemic, however the results were quite similar, the factorial structure remained the same with excellent adjustment rates. In the second part of the study, we sought to investigate the factorial invariance of the instrument with the Multi-Group Confirmatory Factor Analysis (MGCFA) technique, derived from the Classic Test Theory (CTT) and the Differential Item Functioning (DIF), which has as based on Item Response Theory (IRT). The findings of the two moments indicate configural and metric invariance among university students with a single and mixed shift. The DIF indicated, in the pre-pandemic sample, item 12 with uniform DIF, the in-pandemic sample had item 9 with uniform DIF, it is important to highlight that the impact of the items with DIF in the rest of the instrument was insignificant. Therefore, it can be inferred that the ASS did not suffer negative influences regarding the psychometric parameters with the arrival of the COVID-19 pandemic, thus being an instrument with psychometric robustness and that can be used to measure the construct in university students in further studies.
Palavras-chave: Estresse acadêmico
Validação
Escala
COVID-19
Pandemia
Academic stress
Validation
Scale
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: COSTA, Julio Cezar Albuquerque da. Escala de estresse acadêmico: avaliando a estabilidade dos parâmetros psicométricos na pandemia. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11062
Data do documento: 19-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escala de Estresse Acadêmico - Avaliando a estabilidade dos parâmetros psicométricos na pandemia.pdf350.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.