00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Argumentação no berçário: uma proposta de intervenção
Autor(es): Lacerda, Bruna Mylena Medeiros
Barbosa, Lorena de Melo
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Angelina Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Miúra, Paula Orchiucci
Resumo: Este artigo busca contribuir para a formação dos educadores na educação infantil, ao discutir e apresentar possibilidades estratégicas para promover a argumentação numa turma do berçário, em um CMEI de Maceió. Parte-se de uma concepção da argumentação como um recurso discursivo ligado à negociação de perspectivas distintas e pontos de vista alternativos. A argumentação está relacionada ao processo de aquisição da linguagem e ao desenvolvimento cognitivo, especialmente o pensamento reflexivo. Por isso, defende-se sua inclusão enquanto objetivo intencional na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, realizada com crianças entre 06 e 18 meses numa turma do berçário. Para promover situações ligadas à argumentação, propõe-se o uso de brinquedos de encaixe. Conclui-se que o uso dos brinquedos de encaixe, a mediação do adulto e a interação entre pares são elementos que podem contribuir para a emergência de situações ligadas à argumentação.
Palavras-chave: Argumentação
Educação Infantil
Psicologia Escolar e Educacional
Aquisição de linguagem - Fatores etários
Aquisição de linguagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: LACERDA, Bruna Mylena Medeiros; BARBOSA, Lorena de Melo. Argumentação no berçário: uma proposta de intervenção. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11061
Data do documento: 13-mai-2021
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