00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11059
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura
Título(s) alternativo(s): Flow theory and learning in the brazilian context: a systematic literature review
Autor(es): Pereira, Alanda Maria Ferro
Fonseca, Fábio Franciolly
Primeiro Orientador: Fernandes, Sheyla Christine Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Freires, Leogildo Alves
Resumo: A Teoria do Fluxo derivou-se da Psicologia Positiva com o intuito de explicar um estado ótimo de consciência do indivíduo. O estado de fluxo permite ao sujeito alta concentração na realização de determinada tarefa, o que é capaz de proporcioná-lo satisfação. Desta forma, o estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender como a Teoria do Fluxo vem sendo utilizada no contexto da educação e aprendizagem no Brasil. Buscou-se produções nas bases de dados SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações -BDTD e na plataforma de Periódicos - CAPES. 260 estudos foram encontrados, mas somente 5 atenderam aos critérios de inclusão. Sendo possível identificar que o uso da Teoria do Fluxo no Brasil acontece de forma reduzida, no ensino da música, da educação física, de línguas e na engenharia da computação, auxiliando no processo motivacional, incentivando a cooperação e a participação nos ambientes de ensino e a aprendizagem.
Abstract: A Theory of Flow derived from Positive Psychology in order to explain an optimal state of consciousness of the individual. The flow state allows the subject to be highly concentrated in carrying out the specified task, or what is capable of providing satisfaction. Thus, the study aims to conduct a systematic review of the literature to understand how the Theory of Flow has been used in the context of education and learning in Brazil. Searched for productions in SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) databases and CAPES Periodicals platform. 260 studies were found, but only 5 meet the inclusion criteria. Being possible to identify the use of Flow Theory in Brazil occurs in a reduced way, teaching music, physical education, languages and computer engineering, aid in the motivational process, encouraging cooperation and participation in teaching and learning environments.
Palavras-chave: Teoria do Fluxo
Aprendizagem
Educação
Psicologia
Flow Theory
Learning
Education
Psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: PEREIRA, Alanda Maria Ferro; FONSECA, Fábio Franciolly. Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11059
Data do documento: 14-out-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro uma revisão sistemática de literatura.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.