00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11024
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As propostas de formação para o trabalhador rural: particularidades de Alagoas do século XIX à contemporaneidade
Autor(es): Silva, Isabel Martiliano da
Primeiro Orientador: Madeira, Maria das Graças de Loiola
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Cícero Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Sampaio, Wilson Correia
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as propostas de formação escolar para a população rural e trabalhadores do campo no Brasil com particularidade em Alagoas a partir dos anos de 1840 até o século corrente. O texto percorre desde as primeiras propostas lançadas pela elite agrária, enfrentando um debate que ia desde a permanência da mão de obra escrava à preocupação em formar um trabalhador que se ajustasse as ideias liberais chegadas da Europa, tendo por base os discursos do parlamentar e ministro do Império João L. Cansanção de Sinimbu, Diegues Junior e Craveiro Costa. A leitura das fontes disponíveis teve em Marx, Antonio Gramsci e Paulo Freire seus principais autores, portanto, o método de investigação foi o Materialismo Histórico Dialético, que permitiu constatar as contradições da proposta da elite agrária com a realidade vivida pelos trabalhadores. Foi discutida também a pedagogia da Extensão Rural e a assistência técnica para o campo no Brasil a partir da década de 1950. Alguns apontamentos foram elaborados a respeito da trajetória da luta pela terra e construção do que se constituiu Educação do Campo, sua pedagogia e objetivo. A discussão aponta para a negação da possibilidade de mobilidade social nas propostas de formação do trabalhador rural no Brasil, considerando os pressupostos de Antonio Gramsci e de Paulo Freire. Os referidos autores foram fundamentais na crítica ao modelo de ensino centrado no desenvolvimento econômico em detrimento dos processos de humanização dos seres humanos, em particular, os trabalhadores em Alagoas. Por fim, o sistema de ensino da cidade da zona da mata alagoana, Atalaia, foi apreciado como uma tentativa de compreender os desdobramentos das medidas adotadas no decorrer da organização do ensino público nacional brasileiro em uma escala menor, mas considerando suas relações com o campo mais amplo de estudo, como orienta o método de pesquisa selecionado para este estudo. Neste sentido, as discussões de Albuquerque (2009) auxiliaram apresentando elementos do universo rural do Município, e a forte ligação com a discussão aqui desenvolvida.
Palavras-chave: Formação do trabalhador rural - Alagoas
História da Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Isabel Martiliano da. As propostas de formação para o trabalhador rural: particularidades de Alagoas do século XIX à contemporaneidade. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11024
Data do documento: 13-jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.