00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação para a aprendizagem com escape room no ensino superior: uma análise a partir das experiências de docentes brasileiros
Título(s) alternativo(s): Evaluation for learning with escape room in teaching superior: an analysis based on the experiences of brazilian teachers
Autor(es): Silva, Janaina Maria da
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Amorin, Marlene
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Cleide Jane Sá de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Mattar Neto, João Augusto
Resumo: A sociedade está imersa na cultura digital, assim, no cenário educacional, busca incorporar artefatos tecnológicos com potencial para contribuir, adaptar e inovar nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais (DGBL) apresentase como um guia para a incorporação de jogos, como o Escape Room (ER). Assim, este estudo tem como objetivo analisar, a partir das experiências dos professores ao desenvolvimento de EER, como planejaram e realizaram a avaliação para a aprendizagem. Esse objetivo se constitui no entendimento de que, na maioria das vezes, a prioridade na avaliação dos processos de ensino-aprendizagem por meio da interação dos ER recai sobre a avaliação de experiências. Desse modo, buscamos responder à seguinte questão: Como os professores que desenvolvem as EER no Ensino Superior planejaram e realizaram a avaliação para a aprendizagem? A pesquisa se identifica no campo metodológico como qualitativa (YIN, 2016) de natureza descritiva, amparada na percepção da Pesquisa Experiencial (MICCOLI, 2007; KOLB, 2014), que valoriza a experiência como unidade de pesquisa. Além disso, a investigação está apoiada na abordagem Hermenêutica Fenomenológica (DITTRICH; LEOPARDI, 2015; MATTAR; RAMOS, 2021), que subsidia a compreensão e valorização das experiências dos seres humanos. No contexto teórico do estudo desenvolvido, é possível destacar alguns conceitos relevantes para situar o estudo como: cultura digital, avaliação, jogos digitais e Ensino Superior. As experiências de 4 professores do ensino superior de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) foram coletadas, observadas e analisadas por meio de um questionário elaborado, validado por 9 peritos (HERMIDA; ARAÚJO, 2006) e divulgado (via WhatsApp, e-mail e por meio do site de notícias da Universidade Federal de Alagoas - Ufal). Este estudo contou com a colaboração de 4 professores, 50% dos entrevistados são professores atuantes na rede pública e os outros 50% são atuantes na rede privada de Ensino Superior, todos eles já desenvolveram o EER. Por meio da análise dos dados, foi possível observar que, em sua maioria, o número de experiências evidenciadas refere-se às experiências sociais, seguidas das experiências afetivas, contextuais e pedagógicas. Além disso, a pesquisa mostrou que, pelos resultados obtidos, é preponderante o entendimento dos professores de que a ER contribui para o desenvolvimento cognitivo do estudante e que para tanto é preciso planejar a avaliação para a aprendizagem. Os dados do estudo apontam ainda alguns elementos necessários para o planejamento da EER. Assim, no quadro 15 é possível observar as preocupações para elaboração do planejamento como: a escolha do tipo de avaliação, do conceito a ser aprendido e a definição dos objetivos. Por outro lado, no quadro 16, observa-se a preocupação de elaborar processos pensando-se na quantidade de estudantes na sala, na verificação do tempo, a escolha de conteúdos específicos e a exploração de habilidades individuais e coletivas. O quadro 17, por sua vez, aponta a necessidade de conhecer o perfil do estudante.Com relação à avaliação para a aprendizagem, é possível apontar, de acordo com os dados coletados, que o planejamento é visto como um instrumento que contribui para o processo de construção da avaliação para a aprendizagem e, assim, contribui para uma aprendizagem mais qualitativa por meio da avaliação formativa.
Abstract: Society is immersing in digital culture, so in the educational scenario, it seeks to incorporate technological artifacts with the potential to contribute, adapt and innovate in pedagogical practices. In this context, Digital Game-Based Learning (DGBL) is presented as a guide for incorporating games, such as Escape Room (ER). Thus, this study aims to analyze, from the teachers' experiences in the development of EER, how they planned and carried out the evaluation for learning. This objective is constituted by the understanding that, most of the time, the priority in the teaching evaluation of teaching-learning processes through the interaction of ER falls on the experiences' evaluation. In this way, we seek to answer the following question: How did the teachers who develop EER in Higher Education plan and carry out the assessment for learning? The research is identified in the methodological field as qualitative (YIN, 2016) of a descriptive nature, supported by the perception of Experiential Research (MICCOLI, 2007; KOLB, 2014), which values experience as a research unit. In addition, the investigation is supported by the Phenomenological Hermeneutic approach (DITTRICH; LEOPARDI, 2015; MATTAR; RAMOS, 2021), which subsidizes the understanding and appreciation of the experiences of human beings. In the theoretical context of the developed study, it is possible to highlight some relevant concepts to situate the study, such as: digital culture, evaluation, digital games and Higher Education. The 4 higher education professors from institutions recognized by the Ministry of Education (MEC) experiences' were collected, observed and analyzed using a questionnaire prepared, validated by 9 experts (HERMIDA; ARAÚJO, 2006) and disseminated (via WhatsApp, email and through the news site of the Federal University of Alagoas - Ufal). This study received collaboration of 4 teachers, 50% of the interviewees are teachers working in the public network, and the other 50% are working in the private higher education network, all of whom have already developed EER. Via data analysis, it was possible to observe that, for the most part, the number of evidenced experiences refers to social experiences, followed by affective, contextual and pedagogical experiences. In addition, the research showed that, based on the results obtained, it is preponderant for teachers to understand that ER contributes to the student's cognitive development and, consequently, it is necessary to plan the assessment for learning. The study data also point to some crucial elements for EER planning. Thus, in Table 15, it is possible to observe the concerns in the elaboration of the planning, such as: the choice of the type of evaluation, the concept to be learned and the definition of objectives. In addition, in Table 16, there is a concern to elaborate processes considering the number of students in the room, checking the time, choosing specific contents and exploring individual and collective skills. Chart 17, in turn, points to the need to know the student's profile. Regarding assessment for learning, it is possible to point out, according to the data collected, that planning is seen as an instrument that contributes to the construction process of assessment for learning and, thus, contributes to a more qualitative learning via formative assessment.
Palavras-chave: Cultura digital
Avaliação
Jogos digitais
Ensino superior
Digital Culture
Design Game Based Learning
Escape Room
Learning Evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Janaina Maria da. Avaliação para a aprendizagem com escape room no ensino superior: uma análise a partir das experiências de docentes brasileiros. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10956
Data do documento: 24-jan-2023
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