00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10949
Tipo: Dissertação
Título: Conversas discentes online: produzindo conhecimentos matemáticos em tempos de covid-19
Autor(es): Silva, Vítor Marinho
Primeiro Orientador: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Deusa Ferreira da
Resumo: Esta dissertação versa sobre a experiência docente durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto de distanciamento social, em consequência da pandemia da Covid-19. Para tanto, este estudo tem como objetivo geral analisar como um grupo organizado em um aplicativo de mensagem instantânea contribuiu para a produção de conhecimentos matemáticos numa turma de alunos do 7º ano do ensino fundamental. Especificamente, buscou-se identificar como os alunos expressam a linguagem matemática em um aplicativo de mensagem instantânea; verificar como a interatividade dos alunos a partir do aplicativo de mensagem instantânea contribui para a produção de conhecimento matemático com base nas narrativas dos alunos e compreender as estratégias dos alunos para estudar Matemática em tempos de Covid19. Em termos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, do tipo netnográfica, ou seja, adotamos procedimentos da etnografia, como interação comunal e questionários. Porém, o caminho de investigação entre os sujeitos envolvidos aconteceu por meio da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Para compor nosso corpus, os dados foram gerados a partir das conversas discentes num grupo de aplicativo de mensagem instantânea, além da aplicação de questionário aberto online com os alunos e observação participante. Para o universo da pesquisa participaram 15 alunos do 7º ano do ensino fundamental, com idade de 12 e 13 anos, os quais são alunos de uma escola da rede privada da capital alagoana. Dessa maneira, a pesquisa indica que é possível afirmar que o aplicativo de mensagem instantânea utilizado contribuiu para a produção de conhecimento matemático, proporcionando uma extensão da sala de aula presencial e sendo elemento de colaboração entre os estudantes, além de tornar-se um ambiente em rede mais dinâmico e atrativo, auxiliando cada sujeito no estudo da Matemática.
Abstract: This dissertation is about the teaching experience during Emergency Remote Learning (ERE), in the context of social distancing, as a consequence of the Covid-19 pandemic. For this purpose, this study aims to analyze how a group organized in an instant messaging application contributed to the production of mathematical knowledge in a class of 7th grade students. Specifically, it sought to identify how students express mathematical language in an instant messaging application; to verify how the interactivity of students from the instant messaging application contributes to the production of mathematical knowledge based on the students' narratives and to understand the students' strategies to study mathematics in times of Covid-19. In methodological terms, the research was characterized as a qualitative approach, of the netnographic type, that is, we adopted procedures from ethnography, such as communal interaction and questionnaires. However, the path of investigation among the subjects involved happened through the use of Digital Information and Communication Technologies (ICT). To compose our corpus, data were generated from student conversations in an instant messaging application group, in addition to the application of an open online questionnaire with the students and participant observation. For the research universe, 15 students from the 7th grade of elementary school participated, aged 12 and 13, who are students from a private school in the capital of Alagoas. Thus, the research indicates that it is possible to affirm that the instant messaging application used contributed to the production of mathematical knowledge, providing an extension of the classroom and being an element of collaboration among students, besides becoming a more dynamic and attractive networked environment, helping each subject in the study of mathematics.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Tecnologias digitais da informação e comunicação
. Aplicativos de mensagens instantâneas (Internet)
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Vítor Marinho. Conversas discentes online: produzindo conhecimentos matemáticos em tempos de covid-19. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10949
Data do documento: 19-dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conversas discentes online_produzindo conhecimentos matemáticos em tempos de covid-19.pdf4.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.