00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10945
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numeração decimal
Título(s) alternativo(s): The use of the calculator in the compression of the mathematical pattern of the Decimal Numbering System
Autor(es): Silva, Alice Estefanie Pereira da
Primeiro Orientador: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Anjos, Cleriston Izidro dos
Resumo: Este artigo teve como objetivo investigar quais as contribuições que o uso da calculadora pode proporcionar na compreensão do padrão matemático do Sistema de Numeração Decimal, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente no 3o ano. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como lócus de pesquisa uma escola pública da cidade de Maceió/AL. Como aporte teórico foram utilizados os escritos de Selva e Borba (2010), Carvalho (2007, 2010), Vale e Barbosa (2009), Vale e Pimentel (2005), Miyaschita (2002), dentre outros. Além dos documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2019). Os resultados da pesquisa revelaram o quanto os alunos de duas turmas do 3o ano do Ensino Fundamental I, sujeitos desta investigação, possuem conhecimentos explícitos e implícitos sobre o padrão matemático do nosso sistema de numeração. As reflexões contribuem para um novo olhar docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem a observação do padrão matemático, utilizando a calculadora como instrumento didático.
Palavras-chave: Sistema de Numeração Decimal
Anos Iniciais
Padrão Matemático
Calculadora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Alice Estefanie Pereira da. O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numeração decimal. 2023. 31 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10945
Data do documento: 28-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numaração decimal.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.