00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10905
Tipo: Dissertação
Título: Redução de danos: o conhecimento dos estudantes de enfermagem e medicina
Título(s) alternativo(s): Harm reduction: the knowledge of nursing and medical students
Autor(es): Morais, Shirleide Martins Cavalcante de
Primeiro Orientador: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Maria Luisa de Morais Belo
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve como objetivo principal investigar o conhecimento sobre a estratégia de Redução de Danos (RD) entre estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina de uma universidade pública de Maceió. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de 28 estudantes (sendo 16 do curso de graduação em Enfermagem e 12 do curso de graduação em Medicina), em 2019. Realizou-se dois grupos focais com a participação de um moderador, observador e dos discentes, empregando-se um roteiro com sete questões norteadoras. As falas foram gravadas, transcritas e os conteúdos textuais foram processados no software IRAMUTEQ. Foram geradas 6 classes após a análise: classe 1: Política de álcool e outras drogas; classe 2: Aprendizagem sobre o tema; classe 3: Abordagem do tema no curso, classe 4 denominada: Estratégia de Redução de Danos; classe 5: A compreensão do conceito de Redução de Danos e classe 6: Discussão do tema Redução de Danos durante a graduação. Observou-se que os grupos analisados possuem conhecimentos sobre Redução de Danos, necessitando de uma melhor aprendizagem sobre o assunto. A partir destes resultados motivou-se a realização de um webinário sobre Redução de Danos como produto educacional onde foi discutido e compartilhado conhecimento sobre conceito, história, cenário atual no Brasil e no mundo, e abordagem no ensino. Podendo assim ser utilizado para atualizações a respeito da temática e como fonte de pesquisa.
Abstract: This Academic Course Completion Work (TACC) had as main objective to investigate the knowledge about the Harm Reduction (RD) strategy among students of Nursing and Medicine courses at a public university in Maceio. This is a qualitative research conducted with a group of 28 students (16 from the undergraduate nursing course and 12 from the undergraduate medical course), in 2019. Two focus groups were held with the participation of a moderator, observer and the students, using a script with seven guiding questions. The speeches were recorded, transcribed and the textual contents were processed using the IRAMUTEQ software. Six classes were generated after the analysis: class 1: Alcohol and other drugs policy; class 2: Learning about the topic; class 3: Approach of the theme in the course, class 4 called: Harm Reduction Strategy; class 5: Understanding the concept of Harm Reduction and class 6: Discussion of the topic Harm Reduction during graduation. It was observed that the analyzed groups have knowledge on Harm Reduction, requiring a better learning on the subject. Based on these results, a webinar on Harm Reduction as an educational product was motivated where knowledge about the concept, history, current scenario in Brazil and in the world, and approach to teaching was discussed and shared. It can thus be used for updates on the subject and as a research source.
Palavras-chave: Redução do dano
Alcoolismo
Tecnologia e educação
Harm reduction
Alcoholism
Educational technological resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: MORAIS, Shirleide Martins Cavalcante de. Redução de danos: o conhecimento dos estudantes de enfermagem e medicina. 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10905
Data do documento: 10-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Redução de danos - o conhecimento dos estudantes de enfermagem e medicina.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.