00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Ensino de física baseada na experiência visual: um estudo com alunos surdos do ensino médio da educação básica
Autor(es): Matsumoto, Emanuelle Satiko Monteiro
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Maria Socorro Seixas
metadata.dc.contributor.referee2: Serra, Kleber Cavalcanti
Resumo: A educação inclusiva está entre os temas mais discutidos na atualidade e o foco deste trabalho é a inclusão de alunos surdos sob a perspectiva do Ensino de Física. A pesquisa é empírica de cunho qualitativo descritivo e é baseada na experiência visual com alunos surdos. Pretende-se investigar, através de um estudo de caso, se um material construído dando ênfase ao canal espaço-visual contribui para a aprendizagem de conteúdos de Física e para a efetiva inclusão dos estudantes surdos na sala de aula regular. Neste processo de investigação houve a elaboração e aplicação de um material que apresenta estratégias de experimentação envolvendo uma sequência de atividades abordando os conceitos fundamentais da Óptica Geométrica. A proposta foi elaborada e fundamentada nas teorias de Vigotski sobre pensamento, linguagem e defectologia. E na teoria da aprendizagem significativa e conhecimentos prévios de Ausubel. Durante a pesquisa, busca-se compreender de que forma a utilização das ideias presentes nesta proposta podem auxiliar os alunos surdos a entenderem conceitos físicos e se podem despertar o interesse para a compreensão de outros conteúdos de Física. O público-alvo foi um grupo de alunos surdos que cursam o terceiro ano do Ensino Médio da Educação Básica em uma escola da rede pública do município de Maceió, no estado de Alagoas. Em todos os encontros com os alunos surdos houve a presença de uma intérprete que garantiu que a comunicação fosse bilíngue e que eles se expressassem através da Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Os instrumentos de coleta de dados foram: registros escritos em atividades e questionários, diário de bordo da pesquisadora, imagens dos episódios acontecidos nos encontros e discussões realizadas. Entre outros fatores, foram observados o desenvolvimento de conteúdos conceituais, as relações construídas com o cotidiano dos alunos, suas atitudes e ações procedimentais. Houve uma preocupação em considerar a cultura e vivência dos envolvidos na pesquisa. Baseado nos resultados pode-se dizer que a proposta foi aceita pelos surdos. Dentro da realidade brasileira de inclusão destes alunos nas salas de aula regulares a proposta baseada na experimentação é uma proposta que potencializa a aprendizagem tanto do aluno surdo como do ouvinte e contribui para minimizar as diferenças entre eles. Dentro do panorama apresentado neste trabalho, recomenda-se um olhar diferenciado para as necessidades da comunidade surda com o intuito de superar suas dificuldades. Este desafio não cabe só ao professor e sim a todos os envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem.
Abstract: Nowadays, one of the themes mostly discussed in education is the inclusive education. The focus of the present work is the inclusion of deaf students under the physics education perspective. The researcher is empirical of qualitative-descriptive nature, and is based in the visual experience of the deaf students. We propose to investigate, based on a case study, if a material made focusing the space-visual contributes to the learning of physics contents and to the effective inclusion of the deaf students in a regular classroom. In the investigation process, it was prepared and applied a material that presents strategies of experimentation involving a sequence of activities addressing the fundamental concepts of the Geometrical Optics. The proposal was drafted and based on the Vigotski’s theories about thought, language and defectology, and in the Ausubel theories of meaningful learning and prior knowledge. In the course of the researcher, we seek to comprehend in what way the use of the ideas present in this proposal can help the deaf students to understand physics concepts, and if they can arouse the interest of the students to the comprehension to other physics contents. The target audience was a group of deaf students which were in the third year of the secondary school of a public school of the Maceió city from the state of Alagoas in Brazil. In all of the meetings with the deaf students, there was an interpreter to ensure bilingual communication and that students were free to express by Libras. The tools to collect the data were written records in activities and surveys, researcher diary, images of the events in the meetings and carried out discussions. Among the factors, there were observed the development of conceptual contents, the built-up relations with the students daily, their procedure attitudes and actions. Care was taken to consider the culture and experience of the students involved in the researcher. Taking the results into account, ones can say that the proposal was accepted by the deaf students. Within the Brazilian reality of inclusion of the deaf students in the regular classrooms, the proposal based on experimentation enhances the learning of deaf as well as hearer students, and contributes to minimize the differences between them. Inside the prospect presented in the present work, it is recommended a different view to the necessity of the deaf community aiming to overcome their difficulties. It is a challenge that does concern not only the teacher, but all people involved in the processes of teaching and learning.
Palavras-chave: Ensino de física
Educação de surdos
Experiência visual
Physics education
Deaf education
Visual experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MATSUMOTO. Emanuelle Satiko Monteiro. Ensino de física baseada na experiência visual: um estudo com alunos surdos do ensino médio da educação básica. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. Contém 1 Produto Educacional com o titulo: Roteiro de experimentos simples para demonstração da óptica geométrica. 17 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10784
Data do documento: 8-mai-2015
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