00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL- IQB
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implementação de sistema de gerenciamento de resíduos químicos provenientes dos laboratórios de ensino do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL
Autor(es): Souza, Tiago Antonio de
Primeiro Orientador: Anunciação, Daniela Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, José Edmundo Accioly de
metadata.dc.contributor.referee2: Teles, Vânia de Lourdes das Graças
Resumo: Ações para preservação ambiental têm sido frequentes, embora ainda se verifique uma inércia das instituições de ensino em relação ao tratamento dispensado aos resíduos gerados nas aulas experimentais dos cursos de graduação, a exemplo dos cursos de Química da UFAL. O presente trabalho visou a implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos químicos oriundos das aulas experimentais que têm lugar nos laboratórios de ensino do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL (IQB/UFAL). Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico acerca do tema, com o foco em programas de gerenciamento já estabelecidos com êxito em outras instituições de ensino superior. Em seguida, foram elaborados fluxogramas direcionados aos resíduos identificados/rotulados. Para os resíduos passivos sem identificação, foi necessário fazer uso de estratégias de marcha analítica com intuito de identificá-los inequivocamente para recolhimento pela empresa responsável pela coleta na universidade. Foram encontrados 142 resíduos (sólidos e líquidos) no local de armazenagem, dos quais 56 estavam sem identificação/rotulagem e foram submetidos aos testes analíticos clássicos para identificação. A caracterização dos resíduos indicou que mais de 60% dos resíduos eram orgânicos (45% halogênios e 24% peróxidos) e os demais eram aquosos. Dos resíduos solúveis em água, 79% possuíam características ácidas e menos de 5% apresentaram sulfetos em sua composição. Esses resíduos foram acondicionados em bombonas plásticas de acordo com a classificação estabelecida pelo sistema de gerenciamento proposto por esse trabalho. Um fluxograma contendo todas as etapas de um Sistema de Gerenciamento de Resíduos (SIGERE) foi elaborado para contemplar também os resíduos ativos. Além disso, houve a elaboração de modelos de segregação, modelo de roteiro de aulas experimentais, rótulos padronizados, mapas de riscos e registros de controle quantitativo dos resíduos. Diante do exposto, foi possível sugerir um SIGERE direcionando algumas estratégias a serem adotadas pelos docentes, discentes e técnicos de laboratório, se adequando, portanto, à legislação brasileira e contribuindo para o cumprimento do objetivo do desenvolvimento sustentável nº 12 da Organização das Nações Unidas (ODS nº 12/ONU).
Abstract: Actions for environmental preservation have been frequent, although there is still an inertia of educational institutions in relation to the treatment given to waste generated in experimental classes of undergraduate courses, such as the Chemistry courses at UFAL. The present work aimed at the implementation of a system for managing chemical wastes from experimental classes that take place in the teaching laboratories of the Institute of Chemistry and Biotechnology of UFAL (IQB/UFAL). Initially, a bibliographic survey was carried out on the subject, focusing on management programs already successfully established in other higher education institutions. Then, flowcharts directed to the identified/labeled waste were elaborated. For unidentified passive waste, it was necessary to use analytical march strategies in order to unequivocally identify them for collection by the company responsible for collection at the university. A total of 142 wastes (solid and liquid) were found at the storage location, of which 56 were without identification/labeling and were submitted to the classic analytical tests for identification. The characterization of the wastes indicated that more than 60% of the wastes were organic (45% halogens and 24% peroxides) and the rest were aqueous. Of the water-soluble residues, 79% had acid characteristics and less than 5% had sulfides in their composition. These wastes were placed in plastic drums according to the classification established by the management system proposed by this work. A flowchart containing all the stages of a Waste Management System (WAMASY) was prepared to also include active waste. In addition, there was the elaboration of segregation models, model of script for experimental classes, standardized labels, risk maps and records of quantitative control of wastes. Given the above, it was possible to suggest a WAMASY directing some strategies to be adopted by professors, students and laboratory technicians, adapting, therefore, to Brazilian legislation and contributing to the fulfillment of the objective of sustainable development nº 12 of the United Nations Organization (SDG nº 12/UNO).
Palavras-chave: Resíduos químicos - Identificação
Instituições de ensino superior
Resíduos químicos - Geração
Chemical waste
Identification
Generating units
Higher Education Institutions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química Tecnológica e Industrial - Bacharelado
Citação: SOUZA, Tiago Antonio de. Implementação de sistema de gerenciamento de resíduos químicos provenientes dos laboratórios de ensino do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Química Tecnológica e Industrial) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10783
Data do documento: 21-dez-2022
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