Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10759
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia: enfrentamentos do uso do lúdico no sistema remoto |
Autor(es): | Santos, Marcia Ferreira do Amaral Oliveira, Selma dos Santos de |
Primeiro Orientador: | Santos, Edlene Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Cicero Neilton dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guerra, Maria José |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa e tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho lúdico como facilitador da aprendizagem matemática, compreendendo que este componente curricular possui grande relevância na vida dos indivíduos nos primeiros anos de escolaridade. Nesse contexto, buscamos responder a seguinte questão: Como o trabalho lúdico ajuda no processo de aprendizagem matemática vivenciado com a pandemia da Covid 19? Essa questão nos levou a pesquisar sobre as vivências dos professores que lecionam na Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Semente no município de Campo Grande - AL. Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos as obras dos autores Vygotsky e Wallon entre outros autores e documentos. Como resultados, ficaram evidenciados três principais enfrentamentos: descobrir novas metodologias para ensinar Matemática com novas propostas para serem trabalhadas no ensino à distância; a falta do acesso dos alunos às aulas on-line e a ausência da interação entre o professor e a criança na brincadeira, parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento dela. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Pandemia da Covid-19 Ensino de matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SANTOS, Marcia Ferreira Do Amaral. OLIVEIRA, Selma Dos Santos De Oliveira. Aprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia: enfrentamentos do uso do lúdico no sistema remoto. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10759 |
Data do documento: | 22-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia - enfrentantamentos do uso do lúdico no sistema remoto.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.