Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10664
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Leitura em contextos digitais: atuação do pedagogo na Educação Básica |
Título(s) alternativo(s): | Reading in digital contexts: role of the pedagogue in Basic Education |
Autor(es): | Lima, Mirely Alves Cardoso |
Primeiro Orientador: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Silvana Paulino de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Elza Maria da |
Resumo: | Este estudo trata da leitura em contextos digitais, busca responder ao seguinte questionamento: qual a importância da leitura em contextos digitais na educação básica? Objetiva, incentivar a leitura em contextos digitais buscando desenvolver nos estudantes o processo de alfabetização. A metodologia está fundamentada na pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica descritiva, realizada por meio da coleta de dados em 23 artigos disponíveis nas plataformas (Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e periódicos da CAPES) que após o processo de exclusão e inclusão, foram utilizados 12 artigos para análise. Os resultados encontrados durante a realização desse estudo apresentam reflexões acerca do papel do pedagogo e sua atuação no processo de ensino e aprendizagem na leitura nos contextos digitais, além de registrar a atual realidade da sala de aula, nos dias atuais, em que existe estudantes que não gostam da pratica de leitura. |
Abstract: | TCC |
Palavras-chave: | Aprendizagem Leitura Ensino Contextos digitais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | LIMA, Mirely Alves Cardoso. Leitura em contextos digitais: atuação do pedagogo na Educação Básica. 2023. 20 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10664 |
Data do documento: | 2-out-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leitura em contextos digitais - atuação do pedagogo na Educação Básica.pdf | 403.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.