00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10664
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Leitura em contextos digitais: atuação do pedagogo na Educação Básica
Título(s) alternativo(s): Reading in digital contexts: role of the pedagogue in Basic Education
Autor(es): Lima, Mirely Alves Cardoso
Primeiro Orientador: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulino de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elza Maria da
Resumo: Este estudo trata da leitura em contextos digitais, busca responder ao seguinte questionamento: qual a importância da leitura em contextos digitais na educação básica? Objetiva, incentivar a leitura em contextos digitais buscando desenvolver nos estudantes o processo de alfabetização. A metodologia está fundamentada na pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica descritiva, realizada por meio da coleta de dados em 23 artigos disponíveis nas plataformas (Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e periódicos da CAPES) que após o processo de exclusão e inclusão, foram utilizados 12 artigos para análise. Os resultados encontrados durante a realização desse estudo apresentam reflexões acerca do papel do pedagogo e sua atuação no processo de ensino e aprendizagem na leitura nos contextos digitais, além de registrar a atual realidade da sala de aula, nos dias atuais, em que existe estudantes que não gostam da pratica de leitura.
Abstract: TCC
Palavras-chave: Aprendizagem
Leitura
Ensino
Contextos digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: LIMA, Mirely Alves Cardoso. Leitura em contextos digitais: atuação do pedagogo na Educação Básica. 2023. 20 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10664
Data do documento: 2-out-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura em contextos digitais - atuação do pedagogo na Educação Básica.pdf403.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.