00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10620
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Satisfação dos discentes de ciências contábeis das universidades públicas do estado de Alagoas
Autor(es): Araújo, Rodrigo de Alencar Ferreira
Santos, Weverton Alves dos
Primeiro Orientador: Silva, Valdemir da
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Anderson de Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
Resumo: A finalidade do estudo é averiguar a influência das variáveis de percepção de satisfação intituladas Student Instructional Rating System (traduzido: “sistema avaliativo institucional do aluno”) nas universidades públicas do estado de Alagoas. A pesquisa é descritiva quanto aos objetivos, quantitativa com relação à abordagem e tem seu procedimento realizado por intermédio de levantamento de dados. Nas Universidades Federais e Estaduais (públicas) de Alagoas, sendo pesquisadas a UFAL (campus A.C Simões e Santana do Ipanema) e a UNEAL (campus Arapiraca e São Miguel) respectivamente, foi obtida uma amostra de 169 estudantes do curso de Ciências Contábeis. Concluiu-se, que, os alunos universitários possuem uma dependência dos professores com relação a seu desempenho, podendo ser explicado por aspectos culturais adquiridos; também foi notado que o professor demonstra conhecimento sobre o que ensina, mas não procura saber se os alunos entenderam. Com isso, pode acontecer da satisfação do aluno ser reduzida, pois ele não está vendo no seu professor um orientador que esteja preocupado com ele; na dimensão interesse do estudante foi verificado que os alunos se auto avaliam positivamente na maioria dos quesitos apresentados pelo modelo, porém de forma geral não creem que se interessam ou participam das aulas, em termos gerais. Sendo assim, podemos contrapor o resultado anterior, pois os alunos precisam ter o interesse de participar das aulas para tirar suas dúvidas e não ficar apenas esperando a iniciativa do professor; por fim, a organização do curso aponta a estrutura das organizações como um empecilho no desenvolvimento e revelando o mal funcionamento das estruturas públicas, que em muitos casos acabam desanimando os estudantes. Com esses resultados, a gestão dos cursos pode conhecer seus déficits e se policiar para uma melhoria no funcionamento e no preparo dos futuros profissionais.
Abstract: The purpose of the study is to investigate the influence of the satisfaction variables, titled Student Instructional Assessment System at public universities in the state of Alagoas. The research is descriptive about the objectives, quantitative with regard to the approach and its measurement process through data collection. At the Federal and State Universities of Alagoas, a sample of 169 students was obtained from the Accounting Sciences courses. It was concluded that university students have a depedency on the teachers about their performance, that can be explained by acquired cultural aspects; it was also noted that the professor has knowledge about what he teaches, but does not care if the students understood. In the dimension student interest, it was verified that the students evaluate themselves positively in the majority of the questions presented by the model, but in general they do not demonstrate interest or participate in the classes. Therefore, the previous result can be counteracted, because the students need to have the interest to participate in the classes and not just keep waiting for the teacher's initiative. Finally, the dimension course organization points the structure of organization as an impediment to development, revealing the malfunctioning of public structures, which, in many cases, decrease the degree of student satisfaction. With these results, course management can become aware of their deficits and police themselves to improve the functioning and preparation of future professionals.
Palavras-chave: Satisfação dos estudantes
Universidades Públicas
Ensino superior público - Qualidade
Curso de Ciências Contábeis
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Estadual de Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: ARAUJO, Rodrigo de Alencar Ferreira; SANTOS, Weverton Alves dos. Satisfação dos discentes de ciências contábeis das universidades públicas do estado de Alagoas. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10620
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Satisfação dos discentes de ciências contábeis das universidades públicas do estado de Alagoas.pdf579.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.