00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10566
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gerenciamento de serviços de tecnologia: estudo de caso do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Santos, Ana Kelly Maria dos
Primeiro Orientador: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Carlos Everaldo Silva da
Resumo: Um serviço é um meio de entregar valor para o cliente, facilitando a obtenção dos resultados desejados, nesse contexto entram os serviços de Tecnologia de Informação (TI) onde suportam e auxiliam as atividades estratégicas e operacionais de cada empresa, com recursos fundamentais para atingir as metas e os objetivos de negócio traçados. Assim, a presente pesquisa trouxe como objetivo geral analisar o gerenciamento de serviços de TI no NTI/Ufal. E como objetivos específicos, identificar quais são os serviços disponibilizados e seus solicitantes; identificar se existem métricas para o acompanhamento dos serviços; analisar o catálogo de serviços do NTI e propor ações de acompanhamento da qualidade dos serviços do núcleo, a partir dos resultados alcançados com a pesquisa. Assim, para melhor entendimento a metodologia utilizada a pesquisa é qualitativa e por meio de estudo de caso, analise documental, observação in loco e analise descritiva. Como motivação a pesquisa teve o intuito de mostrar como o NTI da Ufal tem gerenciado os serviços de TI disponibilizados para a comunidade. Por fim, O objetivo do estudo foi definido para responder a seguinte questão de pesquisa: Como o NTI da Ufal, tem gerenciado os serviços de TI disponibilizados para a comunidade?
Abstract: A service is a means of delivering value to the customer, facilitating the use of the desired results, in this context comes the Information Technology (IT) services where it is supported and assisted as strategic and operational activities of each company, with fundamental resources for achieve as outlined business goals and objectives. Thus, this study has as a general objective to analyze the management of IT services at NTI / Ufal. And as specified objectives, identify which services are available and their requesters; identify whether there are measures to monitor services; analyze the service catalog and propose actions to monitor the quality of the core services, based on the results achieved with a survey. Thus, for a better understanding of the method used in the research and in the context of a case study, document analysis, on-site observation and descriptive analysis. As a motivation, a survey aimed to show how Ufal's NTI has managed the IT services available to the community. Finally, the objective of the study was defined to answer the following research questions: How does Ufal's NTI manage the IT services available to the community?
Palavras-chave: Universidade Federal de Alagoas. Núcleo de Tecnologia da Informação
Tecnologia da informação
Gerenciamento de TI
Information Technology
Information Technology Center
GLPI
Metrics
Services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: SANTOS, Ana Kelly Maria dos. Gerenciamento de serviços de tecnologia: estudo de caso do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10566
Data do documento: 26-jun-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.