00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A violência multifacetada sofrida por professores em escolas do estado de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Multi-faceted violence suffered by teachers in schools in the state of Alagoas
Autor(es): Barros, Thamires Maria dos Santos
Primeiro Orientador: Sales, Mônica Patrícia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Michele Beltrão
Resumo: O presente trabalho busca, a partir de noticiários de jornais, examinar o fenômeno da violência contra o professor que tem invadido as escolas de educação básica no estado de Alagoas. Pressupomos que há um aumento de casos de violência sofrida por professores em contextos escolares, que se expressa em matérias frequentes em noticiários midiáticos. A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada em pesquisas de cunho documental nos principais jornais do estado, como Gazeta de Alagoas, Tribuna Hoje e G1 Alagoas. Uma das delimitações foi o recorte temporal, que se estabeleceu pelas notícias publicadas no período de janeiro 2015 a fevereiro de 2020 que estivessem disponíveis na íntegra e que correspondessem ao descritor utilizado para a busca “Violência sofrida por professores em Alagoas”, para que assim fosse possível selecionar referenciais teóricos que assegurassem uma visão qualificada sobre a temática. Os resultados mostram que o profissional docente vem enfrentando diversos tipos de violência no cotidiano escolar em decorrência de comportamento de vários sujeitos envolvidos. As principais causas de violência são: o contexto no qual escola está inserida, a desigualdade social, o preconceito, o racismo, entre outros. Dessa forma, é fundamental que haja uma intervenção sobre esse fenômeno de violência que vem assolando as escolas, no qual os professores sejam apoiados e protegidos, caracterizando-se pela efetivação de políticas públicas, leis e instruções que viabilizem um trabalho digno para o profissional docente e um ambiente escolar propício para que ocorra uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Violência
Escola
Professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: BARROS, Thamires Maria dos Santos. A violência multifacetada sofrida por professores em escolas do estado de Alagoas. 2023. 27 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10507
Data do documento: 22-fev-2022
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