00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influenciadores digitais no Youtube: uma análise das estratégias de comunicação das youtubers Niina Secrets e Camila Coelho
Autor(es): Morais, Cinthia Paulino de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Emanuelle Gonçalves Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Rosa Lucia Lima da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Willian Lima
Resumo: A evolução da tecnologia ocasionou diversas mudanças na vida dos indivíduos. Isso se deu devido à praticidade que ela oferece aos seus usuários, justamente por permitir que eles possam executar atividades de maneira simples e eficiente. Esse progresso tecnológico resultou no aumento do acesso ao ambiente digital em virtude da criação de aparelhos mais compactados que facilitaram significativamente o acesso a essa rede. Com essas mudanças, surgiram os influenciadores digitais, que são como novos líderes de opinião. Eles estão sempre conectados e informados sobre as novidades e transmitem isso para aqueles que o acompanham. Percebendo isso, as marcas começaram a identificar nesses personagens uma porta de entrada para atrair novos públicos, com isso, novos hábitos de consumo se incorporaram a vida desses consumidores. Hoje, eles buscam apoio nos influenciadores digitais, que atraem milhares de seguidores em diversas redes sociais. Este trabalho busca compreender o comportamento desses agentes cada vez mais presentes no ambiente digital. O intuito é apresentar a publicidade realizada nesse meio, que trabalha a imagem desses agentes de forma estratégica, analisando não só a estética do conteúdo desenvolvido por eles, mas também as técnicas utilizadas, uma vez que desejam convencer os usuários de que aquele produto realmente funciona. Para tanto, utilizamos como estudo de caso os perfis das youtubers Niina Secrets e Camila Coelho. Neste estudo, foi possível observar que nem sempre os números são suficientes para mensurar a qualidade de uma mensagem. As marcas precisam compreender que as plataformas digitais são sustentadas pela cultura participativa e compreender que para atingir o público de maneira a conquista-lo ele precisa sentir que faz parte da criação daquele conteúdo.
Abstract: The evolution of technology has caused several changes in the lives of individuals. This is due to the practicality it offers its users, precisely because it allows them to perform activities simply and efficiently. This technological progress has resulted in increased access to the digital environment due to the creation of more compact handsets that significantly facilitated access to this network. With these changes came digital influencers, who are like new opinion leaders. They are always connected and informed about the news and pass it on to those who accompany them. Realizing this, brands began to identify in these characters a gateway to attract new audiences, with this, new consumption habits have incorporated the lives of these consumers. Today, they seek support from digital influencers, who attract thousands of followers on various social networks. This paper seeks to understand the behavior of these agents increasingly present in the digital environment. The aim is to present the advertising carried out in this medium, which works the image of these agents strategically, analyzing not only the aesthetics of the content developed by them, but also the techniques used, since they want to convince users that that product really works. . For that, we used as a case study the profiles of youtubers Niina Secrets and Camila Coelho. In this study, it was observed that the numbers are not always sufficient to measure the quality of a message. Brands need to understand that digital platforms are underpinned by participatory culture and understand that to reach audiences in order to win them, they need to feel that they are part of creating that content.
Palavras-chave: Youtube (Recurso eletrônico)
Celebridades da internet
Redes sociais
Marketing on-line
Digital influencers
Social networks
Digital marketing
Youtube (Electronic resource)
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas
Citação: MORAIS, Cinthia Paulino de. Influenciadores digitais no Youtube: uma análise das estratégias de comunicação das youtubers Niina Secrets e Camila Coelho. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências, História, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas., Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10466
Data do documento: 29-out-2019
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