00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lozada, Claudia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159685938643830pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee2Eugênio, Robson da Silva-
dc.creatorSilva, Aryel Miguel da-
dc.date.accessioned2023-02-10T21:36:29Z-
dc.date.available2023-02-09-
dc.date.available2023-02-10T21:36:29Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Aryel Miguel da. Os desafios do processo ensino-aprendizagem de equação do 1° grau no 7° ano do ensino fundamental. 2023. 154 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10419-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contributions of a didactic sequence to improve the learning of the 1st degree equation in the 7th year of Elementary School, seeking to give new meaning to the teaching-learning process. For that, we carried out a qualitative research with bibliographic and documental survey, followed by the application of a didactic sequence involving the 1st degree equation for students of the 7th year of Elementary School. The theoretical framework sought to characterize the teaching of elementary school equations and the difficulties faced by students, presenting the different meanings of the equation, in addition to pointing out how the curriculum documents present the content of the elementary school equation and how textbooks present the contents. In turn, during the application of the didactic sequence, data were collected through questionnaires and sequence activities, with the purpose of verifying the students' learning about the elementary school equation. The results showed that there are students who have difficulties in solving problem-situations related to reading and interpreting the utterance, transition from mother tongue to algebraic language and procedures, presenting technical errors derived from conceptual misunderstanding and equation properties, such as property distributive. We found at the end of the application of the didactic sequence that there was an evolution in relation to the understanding of the concept of equation, its procedures and applications, and that the didactic sequence contributed to this improvement, giving new meaning to the teaching-learning process of the 1st degree equation and for the development of algebraic thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEquação do primeiro graupt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectTeaching of Mathematicspt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subject1st degree equationpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleOs desafios do processo ensino-aprendizagem de equação do 1° grau no 7° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of the teaching-learning process of the 1st degree equation in the 7th year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática para a melhoria da aprendizagem de equação de 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental, buscando ressignificar o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e documental, seguida da aplicação de uma sequência didática envolvendo equação de 1º grau para alunos do 7º ano Ensino Fundamental. O referencial teórico buscou caracterizar o ensino de equação do 1° grau e as dificuldades enfrentadas pelos alunos, apresentando os diferentes significados de equação, além de pontuar como os documentos curriculares apresentam o conteúdo de equação do 1° grau e como os livros didáticos apresentam o conteúdo. Por sua vez, durante a aplicação da sequência didática foram coletados dados por meio de questionários e atividades da sequência, com a finalidade de verificar aprendizagem dos alunos acerca da equação do 1° grau. Os resultados demostraram que há alunos que apresentam dificuldades na resolução das situações-problema relacionadas à leitura e interpretação do enunciado, passagem da linguagem materna para a linguagem algébrica e procedimentos, apresentando erros técnicos derivados da incompreensão conceitual e de propriedades da equação, como a propriedade distributiva. Constatamos ao final da aplicação da sequência didática que houve uma evolução em relação à compreensão do conceito de equação, seus procedimentos e aplicações, e que a sequência didática contribuiu para essa melhoria, ressignificando o processo ensino-aprendizagem de equação do 1º grau e para o desenvolvimento do pensamento algébrico.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios do processo ensino-aprendizagem de equação do 1° grau no 7° ano do ensino fundamental.pdf14.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.