06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10386
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da ação pedagógica do coordenador pedagógico para o processo de avaliação escolar: caminhos para a gestão da aprendizagem
Autor(es): Ferreira, Marta Daniela de Oliveira
Primeiro Orientador: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Roberto da
Resumo: O presente trabalho resulta de uma pesquisa sobre a importância de como a avaliação da aprendizagem deve ser aborda de forma séria pela educação. Tendo como perspectiva a formação continuada dos professores por parte da coordenação pedagógica. Percebeu-se na pesquisa que avaliação da aprendizagem escolar ainda é um tema pouco debatido no espaço escolar deixando margem para que o professor avalie seu aluno apenas por nota, sem leva em consideração outras formas de avaliar. Segundo os autores que norteia esta a pesquisa avaliação de aprendizagem não deve ser quantitativa, mas sim qualitativa, proporcionando uma melhor forma de avaliar. Outro ponto importante desta pesquisa é que muitos dos professores não são formados para este tipo de ação no espaço escolar, fazem suas avaliações sem levar conta que o educando é multicultural. O agente neste processo de conscientização de uma avaliação com qualidade é o coordenador pedagógico, é ele quem atuar para uma formação reflexiva. A formação continuada têm sido um dos instrumentos que proporciona essa ação. Sem a formação continuada em serviço o professor não estava apto a fazer uma avaliação da aprendizagem com segurança. Sabe-se que ao longo da história da avaliação da aprendizagem se levava apenas a nota como meio de punição, aquele aluno que não tirasse uma boa nota era punido com castigos. Esse processo de colonização ainda é visto em muitos espaços escolares, onde o professor acha que apenas a mensuração da aprendizagem do aluno deve ser levado em conta. Sendo assim, a formação continuada e atuação do coordenador pedagógico agem para que erros como este não aconteçam. Além de ser um aliado na contribuição da formação do professor, o coordenador também é gestor. Gestor que participar das ações que permeia o PPP da escola, isso é fundamental na construção da identidade do coordenador pedagógico. Essa ação é importante, pois a construção do Projeto Político Pedagógico está ligada a ação que a escola tomará isso inclui a avaliação e formação do professor. O aporte teórico que norteou a pesquisa se baseia nos trabalhos de: Saviane (2011), Libâneo (2011), Fernandes (2009), Hoffmann (2014), Luckesi (2009), Vasconcellos (2009), Bruno (2012).
Abstract: This paper results from research on the importance of how learning assessment should be seriously addressed by education. With the perspective of the continuing education of teachers by the pedagogical coordination. It was noticed in the research that assessment of school learning is still a little debated topic in the school space leaving room for the teacher to evaluate his student only by grade, without considering other ways of assessing. According to the authors that guides this research learning assessment should not be quantitative, but qualitative, providing a better way to evaluate. Another important point of this research is that many of the teachers are not trained for this kind of action in the school space, they make their evaluations without realizing that the student is multicultural. The agent in this process of raising awareness of a quality assessment is the pedagogical coordinator, who acts for a reflective formation. Continuing education has been one of the instruments that provides this action. Without continuing in-service training the teacher would not be able to safely assess learning. It is known that throughout the history of learning assessment, only the grade was taken as a means of punishment, that student who did not get a good grade was punished with punishment. This colonization process is still seen in many school spaces, where the teacher thinks that only the measurement of student learning should be taken into account. So I feel, the continuing education and performance of the pedagogical coordinate act so that mistakes like this do not happen. In addition to being an ally in the contribution of teacher education, the coordinator is also a manager. Manager who participate in the actions that permeate the school PPP, this is fundamental in the construction of the identity of the pedagogical coordinator. This action is important, because the construction of the Pedagogical Political Project is linked to the action that the school has taken that includes teacher evaluation and training. The theory that guided the research can be found in the books and articles of: Saviane (2011), Libâneo (2011), Fernandes (2009), Hoffmann (2014), Luckesi (2009), Vasconcellos (2009), Bruno (2012).
Palavras-chave: Educação
Avaliação escolar
Ensino e aprendizagem
Formação docente
Coordenação pedagógica
Gestão educacional
School learning assessment
Continuing education
Pedagogical coordination
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: FERREIRA, Marta Daniela de Oliveira. A importância da ação pedagógica do coordenador pedagógico para o processo de avaliação escolar: caminhos para a gestão da aprendizagem. 51 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10386
Data do documento: 8-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.