06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10375
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Políticas públicas de educação inclusiva nas escolas & jovens estudantes LGBTQI+
Autor(es): Araújo, Lucimara Maria da Cruz
Primeiro Orientador: Libardi, Suzana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Giseliane Medeiros
Resumo: Discriminados, marginalizados e excluídos, pessoas LGBTQI+ vêm ao longo dos anos sofrendo com a negação dos seus direitos, exclusões sociais e exclusões também na área da Educação. Apesar de ser confundida ou reduzida à noção de educação especial, a educação inclusiva se destina para todas as pessoas. As políticas públicas são criadas com o intuito de buscar superar problemas sociais de todes os cidadãos e também de pessoas que se identificam como LGBTQI+. Para averiguar a inclusão desses estudantes LGBTQI+ ao decorrer dos anos, investigamos como as políticas públicas de educação criadas de 1996 à 2019 apresentam e contribuem para tais questões. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar a relação entre as políticas públicas da educação inclusiva e a evasão/permanência de jovens estudantes LGBTQI+. Sua realização se deu através de uma pesquisa bibliográfica e analise documental. Realizamos um mapeamento e identificação dessas políticas públicas de 1996 à 2019 e as analisamos em diálogo com a literatura acadêmica e dados da realidade educacional brasileira. A analise se deu através de documentos oficiais de políticas públicas de educação inclusiva. Para a análise documental adotamos quatro questões principais, sendo elas: “Qual o objetivo do documento?”, “A sigla LGBTQI+ está sendo contemplada? Contempla a todes do grupo?”, “Como esse documento se relaciona com a educação escolar?” e “O documento se relaciona com a educação inclusiva?”. Constatamos uma descontinuidade das políticas públicas de educação relacionadas a estudantes LGBTQI+ e a sua inclusão. Constatamos também a falta, pouca quantidade de dados que representem a evasão escolar de estudantes LGBTQI+. Concluímos que juntamente com questões governamentais atuais, a falta de continuidade das políticas públicas de educação contribui para uma série de fatores que permitem discriminações e exclusões desses estudantes, favorecendo assim sua evasão escolar.
Abstract: Discriminated, marginalized and excluded, LGBTQI+ people have been suffering over the years from the denial of their rights, social exclusions and exclusions also in the area of Education. Despite being confused or reduced to the notion of special education, inclusive education is intended for all people. Public policies are created with the aim of seeking to overcome social problems of all citizens and also of people who identify as LGBTQI+. To investigate the inclusion of these LGBTQI+ students over the years, we investigated how public education policies created from 1996 to 2019 present and contribute to such issues. This qualitative research aimed to investigate the relationship between public policies on inclusive education and the evasion/permanence of young LGBTQI+ students. It was carried out through a bibliographic research and document analysis. We carried out a mapping and identification of these public policies from 1996 to 2019 and analyzed them in dialogue with the academic literature and data from the Brazilian educational reality. The analysis took place through official documents of public policies of inclusive education. For the document analysis, we adopted four main questions, namely: “What is the purpose of the document?”, “Is the acronym LGBTQI+ being contemplated? Does it include all of the group?”, “How does this document relate to school education?” and “Does the document relate to inclusive education?”. We found a discontinuity in public education policies related to LGBTQI+ students and their inclusion. We also note the lack, little amount of data representing the school dropout of LGBTQI+ students. We conclude that along with current governmental issues, the lack of continuity of public education policies contributes to a series of factors that allow discrimination and exclusion of these students, thus favoring their school dropout.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Homossexualidade e educação
Políticas públicas
Evasão escolar
Discriminação na educação
Direitos dos homossexuais
Estudante homossexual
LGBTQI+
Public policy
Education
Inclusive education
School dropout
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ARAÚJO, Lucimara Maria da Cruz. Políticas públicas de educação inclusiva nas escolas & jovens estudantes LGBTQI+. 76 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10375
Data do documento: 13-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Políticas públicas de educação inclusiva nas escolas e jovens estudantes LGBTQI+.pdf671.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.