00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10367
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso do jogo de damas : favorecendo o ensino e a aprendizagem da matemática
Autor(es): Souza, Camila Andrade de
Santos, Luiz Carlos Bezerra
Primeiro Orientador: Maza, Luis Guilhermo Martinez
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elisa Fonseca Sena e
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Isnaldo Isaac
Resumo: A matemática enquanto produção sociocultural não tem por definição uma concepção nova, contudo é imprescindível a consolidação do seu processo ensino-aprendizagem. Em busca de melhoria na prática docente, o presente artigo descreve a implementação da ludicidade, por meio do jogo de Damas, como ferramenta didática para o conteúdo de operações com números inteiros e operações com números inteiros não nulos para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Com o aporte teórico na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), também a análise bibliográfica dos principais autores como Libâneo (2004), Mognon (2010), Borin (1996) e outros referenciais teóricos. Identifica-se uma interação entre a teoria e a prática, ao mesmo tempo, relacionar o jogo de Damas, para contribuir significativamente na consolidação do ensino da matemática. Por fim, com todos os objetivos, observações e informações alcançadas, é apresentado como os métodos e procedimentos foram realizados no trabalho.
Abstract: Mathematics as a sociocultural production does not have by definition a new conception, however it is essential to consolidate its teaching-learning process. In search of improvement in teaching practice, this article describes the implementation of playfulness, through the game of Checkers, as a didactic tool for the content of whole number operations and operations with non-zero whole numbers for students in the final years of elementary school . With the theoretical contribution in the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017), also the bibliographic analysis of the main authors such as Libâneo (2004), Mognon (2010), Borin (1996) and other theoretical references. An interaction between theory and practice is identified, at the same time, relating the game of Checkers, to significantly contribute to the consolidation of mathematics teaching. Finally, with all the objectives, observations and information achieved, it is presented how the methods and procedures were carried out work.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Damas (Jogo)
Ludicidade
Checkers
Teaching
Mathematics
Playfulness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: SOUZA, Camila Andrade de; SANTOS, Luiz Carlos Bezerra. Uso do jogo de damas : favorecendo o ensino e a aprendizagem da matemática. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10367
Data do documento: 3-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do jogo de damas - favorecendo o ensino e a aprendizagem da.pdf750.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.