00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Noemi Mello Loureiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484585230502652pt_BR
dc.contributor.referee1Wildhagen, Joana Pinto-
dc.contributor.referee2Oliveira, Kamilla Mesquita-
dc.creatorSantos, Flávio Carlos de Souza-
dc.date.accessioned2023-02-01T23:15:36Z-
dc.date.available2023-01-10-
dc.date.available2023-02-01T23:15:36Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Flávio Carlos de Souza. Caminhos para uma prática docente: o ensino de arte na educação infantil e no ensino fundamental I, por um licenciado em dança. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10360-
dc.description.abstractThis research aims at a bibliographic survey of Laws, curricular guides and documents covering the trajectory of Art in the school environment and describes the methodologies used by a Degree in Dance in the teaching of Art - Visual Arts, Dance, Music, Theater and Audiovisual, in Early Childhood Education and in Elementary School I, from 2019 to 2020, at the Municipal School Dr. Gustavo Paiva, in the city of Rio Largo/AL. The methodology used was bibliographic and qualitative research, as well as an experience report during teaching, as an art teacher. From the data analysis, it was noticed that the teaching of Art has become a potent discipline of knowledge and learning, thereby emphasizing the growth of professionals in this area. It was also noticed the difficulty and lack of these professionals in face of the polyvalent requirement of this teaching. Therefore, it is necessary to create projects that aim at the continuous training of Art professionals with a focus on all artistic languages. Thus, through this study and experience in the classroom, it was possible to validate that professionals trained in Art, can create / work methodologies capable of assisting in the educational process, aiming at a dynamic, versatile and constructive education in Art teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectArt teachingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.titleCaminhos para uma prática docente: o ensino de arte na educação infantil e no ensino fundamental I, por um licenciado em dançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva um levantamento bibliográfico de Leis, guias curriculares e documentos compreendendo a trajetória da Arte no ambiente escolar e descreve as metodologias utilizadas por um Licenciado em Dança no ensino de Arte – Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Audiovisual, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, no período de 2019 a 2020, na Escola Municipal Dr. Gustavo Paiva, na cidade de Rio Largo/AL. A metodologia utilizada foram as pesquisas bibliográfica e qualitativa, bem como um relato de experiência durante a docência, como professor de Arte. A partir da análise de dados, percebeu-se que o ensino de Arte foi se tornando uma disciplina potente de conhecimento e aprendizado, enfatizando com isso o crescimento dos profissionais nessa área. Percebeu-se também a dificuldade e carência desses profissionais diante da exigência polivalente deste ensino. Para tanto, necessário se faz a criação de projetos que visem à formação continuada dos profissionais de Arte com foco em todas as linguagens artísticas. Assim, por meio deste estudo e experiência vivida em sala de aula, foi possível validar que profissionais com formação em Arte, podem criar/trabalhar metodologias capazes de auxiliar no processo educacional, visando uma educação dinâmica, versátil e construtiva, no ensino de Arte.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.