00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing e saber local : um diálogo com artesãs na Ilha de Santa Rita/AL
Título(s) alternativo(s): Marketing and Local Knowledge: A dialog with artisans from Santa Rita’s Island/AL
Autor(es): Souza, Jade Demettino Castro
Primeiro Orientador: Costa, Carlos Everaldo Silva da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rodrigo César Reis de
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Carlos André Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Valdemir da
metadata.dc.contributor.referee4: Matos, Beatriz Gondim
Resumo: Esse estudo voltado a um determinado contexto considerou as demandas dos sujeitos locais e teve por objetivo dialogar, a partir do Marketing e do Saber Local, com artesãs do povoado Ilha de Santa Rita, Marechal Deodoro – Alagoas. Por se posicionar ontologicamente (em relação ao objeto artesanato) e epistemologicamente (sobre como significar esse fazer artesanal), o lócus Ilha de Santa Rita foi considerado um reino de singularidades. Com abordagem qualitativa básica utilizou ferramentas do método Grounded Theory (GT) construtivista e, de modo indutivo e com perspectiva descritiva-interpretativa, a coleta de dados primários junto às artesãs ocorreu através das ferramentas: observação participante – que reforçou o uso de diários de campo para gerar insights; entrevistas intensivas individuais e em grupo, sem o uso de gravador para tornar a relação pesquisador-participante a mais natural possível; e fotografias do cotidiano artesanal. Os dados secundários foram os produtos elaborados pelas artesãs. A pesquisa, cujo marco temporal foi entre outubro de 2018 e dezembro de 2019, interpretou os dados construídos em diálogo com as artesãs e, por mérito, a disciplina marketing foi a alternativa considerada por elas para ser capaz de auxiliar seus trabalhos, especificamente no que diz respeito à vendas e imagem. Tais considerações foram importantes, tendo em vista – pelo lado de quem pesquisou – respeitar e manter as individualidades das artesãs como seus trabalhos, construídos simbolicamente por elementos e cores de suas preferências. Com autorização das mesmas – e a partir desses aspectos – foi elaborada uma identidade visual para ser distribuída na Ilha de Santa Rita e atrair clientes, principalmente os que visitam o lugar por conta dos restaurantes e de uma escola de remo.
Abstract: This study focused on a certain context considered the demands of local subjects and aimed to dialogue, from Marketing and Local Knowledge, with artisans from the village of Santa Rita Island, Marechal Deodoro – Alagoas. Because it is positioned ontologically (in relation to the handicraft object) and epistemologically (on how to mean this handicraft), the Santa Rita Island locus was considered a kingdom of singularities. With a basic qualitative approach, it used tools of the constructivist Grounded Theory (GT) method and, in an inductive way and with a descriptiveinterpretative perspective, the primary data collection with the artisans occurred through the tools: participant observation - which reinforced the use of field diaries to generate insights; intensive individual and group interviews, without using a recorder to make the researcher-participant relationship as natural as possible; and photographs of artisanal daily life. Secondary data were the products made by the artisans. The research, whose timeframe was between October 2018 and December 2019, interpreted the data built in dialogue with the artisans and, by merit, the Marketing (discipline) was the alternative considered by them to be able to assist their work, specifically in what concerns sales and image. Such considerations were important, considering - on the side of the researcher - to respect and maintain the individualities of the artisans as their works, symbolically constructed by elements and colors of their preferences. With their authorization - and based on these aspects - a visual identity was created to be distributed on Santa Rita Island and to attract customers, especially those who visit the place due to the restaurants and a rowing school.
Palavras-chave: Artesãs
Marketing
Saber local
Santa Rita, Ilha de (Marechal Deodoro, AL)
Grounded Theory
Artisans
Marketing
Local Knowledge
Santa Rita Island - AL
Grounded Theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: SOUZA, Jade Dementtino Castro. Marketing e saber local : um diálogo com artesãs na Ilha de Santa Rita/AL. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10299
Data do documento: 28-ago-2020
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