00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Geografia, terceirização, flexibilização e precarização do trabalho docente: conseqüências no ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Geography, Teaching, Flexibilization and Precarisation from Work Teacher: Consequences at the Teaching-learning
Autor(es): Vitorino, Manoel Messias
Primeiro Orientador: Corrêa, Domingos Sávio
metadata.dc.contributor.referee1: Luedemann, Marta da Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Marisco, Luciane Maranha de Oliveira
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como finalidade analisar o processo de terceirização, flexibilização e precarização da atividade docente nas escolas da rede pública Estadual e Municipal de Alagoas, elaborando um recorte para tal analise no Bairro do Tabuleiro, tendo como objeto para estudo, docentes de duas escolas em especifico. As circunstancias que levaram a essa terceirização e como consequência a precarização, tanto no ensino-aprendizagem bem como na vida profissional e pessoal dos docentes. Pretende-se discutir como a terceirização desses professores, através da contratação temporária, está impactando no ensino-aprendizagem dos alunos. Será evidenciado, como à aprovação da recente reforma trabalhista e a introdução das novas regras da terceirização das atividades-fim, repercutiu sobre a educação. Em que contexto a atividade docente está sofrendo um processo de desvalorização profissional, mediante a política de contratação temporária do poder público. Quais os prejuízos que esse tipo de contrato temporário traz a classe trabalhadora educacional. Tendo como referência, resultado de pesquisa empírica, realizada com professores que lecionam nas duas escolas, evidencia-se, como esse panorama da atual situação do ensino público, prejudica o professor no contexto de sua saúde profissional, bem como o ensino-aprendizagem e a relação professor/aluno no ambiente escolar. Por fim evidencia-se um paralelo ainda mais obscuro no ensino da Geografia, uma vez que, não obstante, a docência em tal disciplina, sofre ataques prementes por parte de organismos governamentais, com o intuito de subtrair o pensamento crítico, objeto este, que torna uma sociedade capaz de julgar e refletir sobre sua própria condição.
Abstract: This term paper (TP) aims to analyze the process of outsourcing, flexibilization and precariousness of teaching activity in public schools in the State and Municipal level of Alagoas, elaborating an outline for such analysis in Tabuleiro district, having teachers from two specific schools as study object. The circumstances that led to this outsourcing and the precariousness as consequence, both in teaching-learning as well as in the professional and personal life of the teachers. It is intended to discuss how the outsourcing of these teachers, through temporary hiring, is impacting on students’ teaching-learning. It will be evidenced, how the approval of the recent labor reform and the introduction of new rules for the outsourcing of core activities, had an impact on education. In what context the teaching activity is suffering a process of professional devaluation, through the policy of temporary hiring of the public authority. What damage does this type of temporary contract bring to the educational working class. Taking as a reference the result of empirical research, carried out with teachers who teach in both schools, it is evident how this panorama of the current situation of public education, harms the teacher in the context of his professional health, the teachinglearning and the teacher/student relationship in the school environment as well. Finally, there is an even more obscure parallel in the teaching of Geography, since the teaching in such discipline suffers pressing attacks by governmental organizations, in order to subtract critical thinking, which makes a society able to judge and reflect on his own condition.
Palavras-chave: Atividade docente – Escolas públicas - Alagoas
Contratação temporária – Docentes
Desvalorização profissional – Docentes - Alagoas
Geografia – Ensino - Docente
Geography
Teaching
Outsourcing
Flexibilization
Precarisation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: VITORINO, Manoel Messias. Geografia, terceirização, flexibilização e precarização do trabalho docente: conseqüências no ensino-aprendizagem. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10253
Data do documento: 28-mai-2021
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