00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10198
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ressignificando a docência em história: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado
Título(s) alternativo(s): Resigning history teaching: an analysis of supervised internship reports
Autor(es): Verçosa, Ermanny Bezerra
Primeiro Orientador: Bezerra, Antonio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Clara Suassuna
metadata.dc.contributor.referee2: Baumgartem, Lídia
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: “Ressignificando a Docência em História: uma análise dos Relatórios de Estágio Supervisionado”, busca apresentar a experiência do autor nos espaços das escolas nas quais se deram os estágios I, II, III e IV, disciplinas obrigatória presentes na matriz curricular do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas. Notadamente, o estágio I buscou apresentar o espaço da sala de aula da Educação Básica ao então graduando do quinto período do curso de licenciatura em história desta instituição de ensino. Na sequência, o estágio II versou viabilizar possibilidade de planejamento, preparo e regência de aulas de história, assim como outras ações didáticas nas demais etapas do Estágio Supervisionado. Desta forma, os Estágios levaram-me a compreender algumas interfaces dos saberes docentes desvelando diferentes maneiras de ensinar, de aprender, de se construir conhecimentos, desvelando complexas diferenças no âmbito das escolas ao fazer notar variados conflitos entre o que se apresentava no Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar e o que de fato, se implementava no dia a dia das salas de aulas.
Abstract: The Course Conclusion Paper (CCP) entitled: “Reframing Teaching in History: An Analysis of Supervised Internship Reports”, it seeks to present the author's experience in the spaces of the schools where the stages I, II, III and IV took place, compulsory subjects present in the curricular matrix of the Degree in History course of the Federal University of Alagoas. Notably, stage I sought to present the space of the Basic Education classroom to the then graduate of the fifth period of the degree course in history of this educational institution. Subsequently, stage II aimed to enable the possibility of planning, preparation and conducting of history classes, as well as other didactic actions in the other stages of the Supervised Internship. In this way, the Internships led me to understand some interfaces of teaching knowledge unveiling different ways of teaching, learning, building knowledge, unveiling complex differences within schools by noting various conflicts between what was presented in the Pedagogical Political Project. School Unit and what was actually implemented in the daily life of the classrooms.
Palavras-chave: Programas de estágio
História - Estudo e ensino
Pesquisa histórica
Supervised Internship
History teaching Historical research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: VERÇOSA, Ermanny Bezerra. Ressignificando a docência em história: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10198
Data do documento: 5-set-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ressignificando a docência em história - uma análise dos relatórios de estágio supervisionado.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.