00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10176
Tipo: Dissertação
Título: O Instituto Ayrton Senna na educação pública de maceió: as parcerias público-privadas no volante da política pública educacional
Título(s) alternativo(s): The Ayrton Senna institute in Maceió-AL: an analysis of the public-private partnerships between the IAS and the municipal public education
Autor(es): Silva, Nélida Fernanda Inácio da
Primeiro Orientador: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Comerlatto, Luciani Paz
Resumo: A pesquisa aqui exposta possui como objeto de estudo a relação via parceria público-privada entre o Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Secretaria Municipal de educação de Maceió-AL (SEMED). A parceria entre estas duas instituições emerge mediante a adesão dos programas Se Liga, Acelera Brasil, Gestão Nota 10 (GN10), Fórmula da Vitória e o Gestão e Política de Alfabetização (GPA), atuantes na gestão e no ensino-aprendizagem da educação pública da capital alagoana. Diante da expansiva e notória atuação do IAS na rede pública de ensino maceioense, lança-se a seguinte problemática: Quais as principais alterações no direcionamento da política educacional da rede pública municipal de ensino de Maceió-AL decorrente das parcerias entre o IAS e a SEMED? O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender as dimensões históricas, políticas e educacionais da relação via parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a rede pública municipal de ensino de Maceió – AL. Trata-se de uma pesquisa de tipo explicativa (GIL, 2008), que adota uma abordagem qualitativa (ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2000) orientada pelo método materialista histórico dialético (MASSON, 2012), na busca da apreensão do real a partir de suas contradições e relações entre singularidade, particularidade e universalidade. Para tanto, optou-se pela realização de revisão de literatura, objetivando o resgate dos sentidos históricos e conceituais do objeto. Por conseguinte, realizou-se análise documental de material basilar para a parceria, coletado nos sites oficiais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Instituto Ayrton Senna (IAS), nos diários oficiais publicados entre o ano de 2015 e 2019, e in loco. Em caráter complementar, entrevistou-se um representante de cada instituição no sentido de captar suas impressões sobre a implementação dos programas. A análise e categorização do corpus teve como base a metodologia de análise de documentos de política educacional sugerida por Shiroma, Campos e Garcia (2005) e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Espera-se com esta pesquisa ampliar a compreensão crítica das possíveis influências que as parcerias público-privadas entre esses dois entes podem promover na educação pública maceioense, espera-se ainda a ampliação na produção de conhecimento sobre a atuação das parcerias público-privadas via IAS, contribuindo para a ação dos responsáveis pela formulação, implementação e avaliação das políticas públicas educacionais em todo o território nacional e em Maceió-AL.
Abstract: The research has as object of study the relation by the public-private partnerships between the Ayrton Senna Institute (IAS) and the Municipal Department of Education in Maceió-AL (SEMED). The Ayrton Senna Institute participates in 5 programs in partnership with SEMED: Se Liga, Acelera Brasil, Gestão nota 10 (GN10), Fórmula da Vitória, Gestão e Política da Alfabetização (GPA). These programs are present in the management and the teaching-learning of public education in Maceió-AL. Given the expansive and notorious performance of the IAS in the public school system of Maceió, the following problem is raised: What are the main changes in the management of educational policy on the municipal public school system in Maceió-AL resulting from the partnerships between IAS and SEMED? The general purpose of this research is to understand the historical, political and educational dimensions between the Ayrton Senna Institute and the municipal public school system in Maceió-AL. This is an explanatory research (GIL, 2008) which adopts a qualitative approach (ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2000) guided by the dialectical and historical materialist approach (MASSON, 2012) in the search for real apprehension from its contradictions and relations between singularity, particularity and universality. Therefore, the research includes some bibliographic texts reviews aiming to rescue the historical and conceptual meanings of the object. Consequently, documentary analysis of basic material for the partnership was carried out, collected on the official websites of the Municipal Department of Education (SEMED) and the Ayrton Senna Institute (IAS), in the official journals published between 2015 and 2019, as well as on-site investigations. Complementarily, a representative from each institution was interviewed in order to capture his impressions about the implementation of the programs.The texts and documents analysis was based on the methodology of analysis of educational policy documents suggested by Shiroma, Campos and Garcia (2005) and the content analysis method (BARDIN, 1977). The purpose of the research is to increase the critical understanding of the possible influences that the public-private partnership between these two entities can promote in public education of Maceió as well as the expansion in the production of knowledge about the public-private partnerships by IAS, contributing to the action of those responsible for the formulation, implementation and evaluation of educational public policies throughout the national territory and in Maceió-AL.
Palavras-chave: Instituto Ayrton Senna; Maceió –AL
Parcerias público-privadas
Ayrton Senna Institute; Maceió-AL
Public-private partnerships
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Nélida Fernanda Inácio da. O Instituto Ayrton Senna na educação pública de maceió: as parcerias público-privadas no volante da política pública educacional. 2022. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10176
Data do documento: 18-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.