00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10153
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação Ambiental no Ensino de Geografia
Título(s) alternativo(s): Environmental Education in Teaching Geography
Autor(es): Santos, Patrícia Bispo dos
Primeiro Orientador: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Ana Luzia de Barros Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Kinsey Santos
Resumo: O presente estudo resulta da metodologia de pesquisa qualitativa que utilizam dados analisados para o desenvolvimento educativo e integrado com o aporte teórico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros, que evidencia produzir a comparação entre o conhecimento teórico e prático diminuindo o distanciamento entre os discentes e as práticas vivenciadas, com o objetivo geral o desenvolvimento do ensino de maneira significada de acordo com os conteúdos apresentados na BNCC. Tem como resultado a desmistificação dos conceitos preestabelecidos (ou pré-conceitos estabelecidos), na sociedade. Com a conclusão que possa justificar a importância da Educação Ambiental no conteúdo do eixo temático da Geografia ao longo dos níveis escolares na Educação Básica no Brasil
Abstract: The present study results from the qualitative research methodology that uses data analyzed for educational development and integrated with the theoretical contribution of the Common National Curriculum Base (BNCC), among others, which shows to produce a comparison between theoretical and practical knowledge, reducing the distance between the students and the practices experienced, with the general objective of developing teaching in a meaningful way according to the contents presented in the BNCC. It results in the demystification of preestablished concepts (or established pre-concepts) in society. With the conclusion that can justify the importance of Environmental Education in the content of the thematic axis of Geography along the school levels in Basic Education in Brazil
Palavras-chave: Desenvolvimento
Práticas
Educação Ambiental.
Geografia
Development
Practices
Environmental Education
Geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância
Citação: SANTOS, Patrícia Bispo dos. Educação Ambiental no Ensino de Geografia. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal da Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10153
Data do documento: 30-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação Ambiental no Ensino de Geografia.pdf741.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.