00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de desempenho do tráfego urbano usando simulação : estudo de caso em Maceió/AL
Título(s) alternativo(s): Performance Evaluation of Urban Traffic Using Simulation: A Case Study in Maceió/AL
Autor(es): Pais, Flávio Vasconcelos
Primeiro Orientador: Nogueira, Bruno Costa e Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinheiro, Rian Gabriel Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Andre Luiz Lins de
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Eduardo Antonio Guimaraes
Resumo: As metrópoles brasileiras vêm enfrentando graves problemas de congestionamento de trânsito em consequência do rápido crescimento populacional, aumento do número de veículos e ineficiência das políticas públicas. A maioria das cidades não possui sistema de controle de tráfego urbano em tempo real para otimizar o fluxo de veículos. Nesse contexto, a utilização de softwares de simulação de tráfego surgem como alternativas de baixo custo para avaliar diversos problemas e promover possíveis melhorias no tráfego de veículos nas grandes cidades. Assim, por meio do Simulador de Mobilidade Urbana (SUMO), este trabalho propôs avaliar o desempenho de tráfego urbano de uma via proeminente da cidade de Maceió, Alagoas, Brasil. A via escolhida foi a avenida Fernandes Lima, por representar um dos mais importantes corredores viários da cidade. A abordagem de simulação de tráfego proposta permitiu entender o comportamento do fluxo de veículos da via, que possui peculiaridades, como a faixa azul (exclusiva para o transporte coletivo) e três trechos com semáforos de pedestre. A validação da simulação foi feita considerando dados obtidos a partir de observações reais, e os resultados indicam que é capaz de prover estimativas com erros menores que 5% relacionados ao volume de tráfego de veículos nas interseções semafóricas e menores que 10% relacionados ao tempo médio de viagem total dos veículos que percorrem toda a avenida. Por fim, comparando os resultados experimentais dos 8 estudos de caso propostos: atual (1), sem faixa azul (2), sem semáforos de pedestre (3), sem faixa azul e semáforos de pedestre (4), acidente trecho 1 (5), acidente trecho 2 (6), semáforos com ajuste de -5 segundos (7) e semáforos com ajuste de +5 segundos (8), foi possível obter melhorias nos indicadores de eficiência (tempo de viagem, tempo de espera, consumo de combustíveis e emissão de gás carbônico) e ganhos volumétricos no tráfego de veículos, com destaque para os cenários 2, 3, 4 e 8, que alcançaram ganhos no volume de tráfego de veículos de, respectivamente, 9,95%, 7,88%, 10,77% e 1,21%.
Abstract: Brazilian metropolises have been facing serious traffic congestion problems as a consequence of rapid population growth, the increasing vehicles number and inefficient public policies. Most cities do not have a real-time urban traffic control system to optimize the flow of vehicles. In this context, the use of traffic simulation software appears as low-cost alternatives to evaluate various problems and promote possible improvements in vehicle traffic in large cities. Thus, through the Urban Mobility Simulator (SUMO), this paper proposed to evaluate the urban traffic performance of a prominent road in the city of Maceió, Alagoas, Brazil. The chosen road was Fernandes Lima Avenue, as it represents one of the most important road corridors of the city. The proposed traffic simulation approach allowed us to understand the behavior of the flow of vehicles on the road, which has peculiarities, such as the blue lane (exclusive for public transport) and three sections with pedestrian traffic lights. The simulation validation was performed considering data obtained from real observations, and the results indicate that it is capable of providing estimates with errors lower than 5% and 10% for, respectively, the vehicle traffic volume and the total travel time. Finally, comparing the experimental results of the 8 proposed case studies: current (1), no blue lane (2), no pedestrian traffic lights (3), no blue lane and pedestrian traffic lights (4), accident section 1 (5), accident section 2 (6), traffic lights with adjustment of -5 seconds (7) and traffic lights with adjustment of +5 seconds (8), it was possible to obtain improvements in the efficiency indicators (travel time, waiting time, consumption of fuels and carbon dioxide emissions) and volumetric gains in vehicle traffic, with emphasis on scenarios 2, 3, 4 and 8, which achieved gains in vehicle traffic volume of, respectively, 9.95%, 7.88% , 10.77% and 1.21%.
Palavras-chave: Tráfego urbano - Maceió (AL)
Simulação (Computadores)
Semáforos
Simulador de Mobilidade Urbana
Urban Traffic
Simulation
Traffic-Lights
SUMO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: PAIS, Flávio Vasconcelos. Avaliação de desempenho do tráfego urbano usando simulação: estudo de caso em Maceió/AL. 2022. 74 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10016
Data do documento: 31-ago-2022
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